Múltipla Comunicação – Assessoria de imprensa

26 01 2011

Dispositivos móveis, como smartphones, levam inovação para o trabalho de emissão de ordens de serviço 

Modernização tem forte tendência nesse mercado

 

 

Empresas prestadoras de serviços de manutenção e que trabalham com a distribuição e execução de ordens de serviço estão investindo em tecnologia para aumentar a produtividade e o lucro. Uma aposta é o aplicativo Moki OS, cuja base de trabalho está na internet e dispensa a instalação de programas.

O aplicativo pode ser acessado através de qualquer dispositivo móvel, como laptops e smartphones, desde que tenham disponibilidade de acesso à internet. Sua inovação começa no cadastro, em um banco de dados sem limite de usuários, de todos que terão acesso aos dados da ordem de serviço a ser emitida. Dessa forma, os envolvidos, como funcionários e clientes da empresa contratante do serviço, ficam a par do que foi realizado através de envios de notificação, que informam o status do processo e também no painel de controle do aplicativo que mostra o histórico de ações.

O envio de notificações também é feito pela empresa para comunicar o funcionário sobre seu próximo trabalho, indicando o local e o procedimento. O funcionário pode ter acesso a notificação através de qualquer dispositivo móvel com internet que acesse o aplicativo.  Ao final do serviço, o funcionário envia uma nova notificação aos cadastrados, informando o status do processo. Como essa operação pode ocorrer em qualquer lugar, o tempo de deslocamento e o de trabalho são otimizados.

Ao final de um mês, por exemplo, é ainda possível a empresa consultar todas as notificações enviadas, o status das ocorrências, relatórios analíticos, gráficos e rankings, tudo criado automaticamente e disponibilizado no painel de controle do sistema. A autonomia também está entre as vantagens oferecidas, já que o aplicativo permite que diferentes pessoas cadastradas tenham acesso a essas informações. E outros benefícios  ainda são destacados pelos usuárias do aplicativo Moki OS, como mais precisão e segurança para as informações, além da modernização e mobilidade. E mais: com a informatização do processo, as empresas tiveram ganhos em questões ambientais. Como o processo digital inibe o uso de papéis, o consumo consciente é incentivado, o que é um exemplo da tecnologia em prol do meio ambiente e da sociedade.

Gilberto Ferreira Barbosa é encarregado de planejamento da JAM Soluções Prediais na filial do Rio de Janeiro, empresa que atende ao escopo de Manutenção Predial dos shoppings Via Parque, Caxias, Bangu e Grande Rio, além da casa de espetáculos Citybank Hall. Ele aponta a autonomia e agilidade como um dos pontos destacados pelos clientes.

“Utilizamos o serviço há um mês. Buscamos o aplicativo Moki, pois precisamos ser ágeis para atender aos pedidos dos clientes. Antes, o controle era feito por aplicativos que demandavam um maior tempo nas operações e ocasionavam congestionamentos da rede e constantes falhas de comunicação com servidores remotos. Com o aplicativo Moki OS, a informação passou a ser centralizada e, agora, é transmitida de forma mais rápida. A empresa consegue ter maior controle sobre o trabalho realizado pelos funcionários. O tempo ocioso diminuiu. Nossos clientes também estão satisfeitos, pois podem visualizar e acompanhar o andamento do pedido em tempo real. Antes, eles dependiam de nós; precisavam telefonar para estar informados. Após a implantação do MOKI OS, nossos clientes têm mais liberdade e agilidade de acompanhar os serviços realizados.”

Além dos Shoppings no Rio de Janeiro, a JAM começa a utilizar o MOKI OS para seus demais clientes a nível nacional, com a centralização em seu call center de Belo Horizonte. “O MOKI OS nos surpreendeu por ser completo, de fácil acesso e pelo suporte integral que tivemos da equipe no período de implantação”, completa Samuel Ferreira, gerente nacional da JAM.

Confira os benefícios do processo modernizado:

  • Fim da dificuldade de cruzamento de dados dos registros em papel;
  • Geração de gráficos, rankings automáticos e relatórios analíticos;
  • Dimensionamento da equipe com precisão, com análise dos tipos de ocorrência mais frequentes;
  • Acompanhamento do desempenho individual dos responsáveis pela execução dos serviços;
  • Agendamento, com antecedência, das ordens de serviço e manutenção do cronograma preventivo em dia.

¤ Texto de Fernanda Mourão de divulgação para a imprensa sobre o cliente de assessoria de imprensa em out/nov de 2008.

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