Newsletter Multiplacomunica – Responsabilidade social empresarial

29 10 2009
Responsabilidade Social Empresarial: sua empresa pratica?
Por Fernanda Mourão

O conceito de responsabilidade social expandiu-se, e a busca por uma maior integração com a sociedade, em diferentes áreas, tem atraído o público empresarial. O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social divulga a seguinte definição: “Forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade. Isso deve ser feito preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.

Como começar: dicas na área de igualdade racial e meio ambiente

O multiplacomunica selecionou algumas recomendações das publicações “O compromisso das empresas com a promoção da igualdade racial” e “O compromisso das empresas com o meio ambiente” para exemplificar etapas que podem anteceder ao início de um trabalho social.

Igualdade racial:

  • Censo interno Realizar um censo interno, com quesitos de raça/cor, para orientar na gestão de pessoas. Além de auxiliar o planejamento de ações que promovam a diversidade existente ou detectem a ausência de determinados segmentos dentro da organização.
  • Sensibilização Criar uma estratégia inicial de sensibilização sobre a diversidade. Palestras, exposições e apresentações de filmes são algumas sugestões de eventos a serem realizados.
  • Revisão dos procedimentos Avaliar políticas, normas e procedimentos com a perspectiva da diversidade, buscando retirar barreiras ou construir condições de igualdade racial.
  • Metas para seleção e promoçãoEstabelecer metas em relação ao número de vagas a serem preenchidas por homens e mulheres negros, apontando o esforço voluntário da empresa para produzir alterações na demografia interna em curto ou médio prazo.
  • Investimento Social – Adotar uma abordagem étnico-racial nas ações sociais realizadas pela empresa e em seu programa de voluntariado. Colocar, sobretudo, recursos do investimento social privado na formação escolar de qualidade de pessoas negras, homens e mulheres.

Meio ambiente:

  • Adotar a ecoeficiência integralmente – Minimizar os custos com água e energia, promover trabalhos de reciclagem, uso de recursos renováveis e redução de emissões e descargas poluentes.
  • Miniminizar o consumo de recursos – Intervir, analisando todas as entradas e saídas da empresa em termos ambientais.
  • Definir metas de sustentabilidade compatíveis – Definir metas, considerando os possíveis impactos ambientais e sociais.
  • Priorizar a ética em relação ao lucro – Priorizar a preocupação de viabilizar a vida em sociedade.
  • Intensificar a educação ambiental – Investir em certificação ambiental. Existem diversas certificações ambientais, como ISO 14001 e os selos florestais FSC e Cerflor (Programa Brasileiro de Certificação Florestal).

Caso deseje visualizar a página enviada clique aqui.

¤ Texto de Fernanda Mourão para a Newsletter Multiplacomunica.

 

Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: