Newsletter Multiplacomunica – Audiobooks

29 10 2009
Leitura para todos os ouvidos
Por Fernanda Mourão

Crédito: Montagem de Evelyn Nunes

Os famosos disquinhos de histórias infantis, que geralmente vinham junto com livros, passaram por várias gerações como uma febre. A idéia simples de uma narradora levar a criança para um mundo de criatividade funcionou muito bem por diferentes décadas. Esse tipo de leitura, no entanto, tomou ares adultos e vem conquistando cada vez mais adeptos. Os audiobooks trazem para diferentes públicos a oportunidade de aprender e se entreter com o mundo da literatura de forma prática.

O princípio básico de um audiobook, audiolivro ou ainda, livro falado é a leitura do texto do livro feita por um locutor. Algumas edições incluem sonorização e uso de diferentes locutores interpretando personagens. A venda, atualmente, é feita através de downloads feitos diretamente do site de editoras ou em CDs em livrarias, mas há também as versões gratuitas oferecidas por diversos sites na rede.

A conversão para diferentes aparelhos como tocadores de mp3 e celulares tem facilitado a inclusão no cotidiano. Escutar o livro para passar o tempo no engarrafamento, praticando exercícios e tomando sol são alguns exemplos de ambientes que conciliam a leitura com outra atividade sem que uma atrapalhe a outra. Essa simultaneidade na realização das atividades é um ponto positivo, pois facilita e atualiza principalmente ao público que tem pouco tempo para dedicar a leitura.

A pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” realizada nos anos de 2006 e 2007 pelo Instituto Pró-Livro entrevistou 95,6 milhões de pessoas. O resultado apresentou que apenas 2% dos entrevistados (2,9 milhões de pessoas) são adeptos do audiobook. O tempo médio de leitura foi outro dado indicado, os consumidores de audibooks dedicam em torno de 2h 11min a cada leitura.

Grandes editoras têm investido no mercado digital, como o grupo Ediouro, que criou uma editora exclusiva para lançamentos de livros narrados, a Plugme. Atores famosos e os próprios autores são convidados a narrarem as obras. No catálogo é possível encontrar livros de Paulo Coelho, Nelson Motta e até mesmo títulos pops como “Marley e Eu”. No mesmo segmento são encontrados os sites Universidade Falada e audiolivro.

Dicas de livros que podem ser baixados gratuitamente:

* é necessário ter instalado o real player no computador, caso não tenha clique aqui

1 – O Alienista de Machado de Assis

2 – Espumas Flutuantes de Castro Alves

3 – A relíquia de Eça de Queiros

Caso deseje visualizar a página original clique aqui.

¤ Texto de Fernanda Mourão para a Newsletter Multiplacomunica.
Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s




%d bloggers like this: