Newsletter Multiplacomunica – Twitter

29 10 2009
Twitter uma nova opção para a comunicação
Por Fernanda Mourão

Logo do twitter

“O que você está fazendo agora?”.  Essa é a pergunta que tem feito do Twitter a nova febre entre os usuários de redes sociais. A ferramenta funciona como um microblog onde cada usuário relata, em até 140 palavras, o que está fazendo. Ao adicionar outros perfis, a página inicial passa a apresentar as diferentes atualizações de quem o usuário é um seguidor. Dessa forma, é possível acompanhar o dia-a-dia e atividades de amigos e empresas que se tenha adicionado à própria rede. Um vídeo, em inglês, bastante explicativo ajuda aos usuários mais recentes a entender melhor a proposta do Twitter.

Após dois anos do lançamento, o Twitter apresenta diferentes perfis de utilização entre o público. Muitos seguem a proposta inicial e relatam fielmente as atividades realizadas. Os blogueiros viram no twitter uma nova ferramenta para promoverem seus posts, e assim aumentar o número de frequentadores. Empresas como o jornal O Globo também utilizam a ferramenta para divulgar o conteúdo das páginas dos blogs. Um trecho inicial do texto é colado no twitter, seguido pelo endereço da página. Já o site Jornalistas da web ocupa o espaço para divulgar as notícias do site. Uma pequena chamada é feita e seguida pelo link da matéria. E ainda, há as empresas que contam suas novidades através do Twitter como o Centro Educacional de Tecnologia da Informação, Infnet, que, além de informar o que está ocorrendo nas aulas e cursos, promove as formas de pagamento e cursos que a empresa possui.

A diretora da Múltipla Comunicação e Marketing, Mônica Alvarenga, considera a ferramenta um bom meio de difundir informações. “Podemos usá-la até em palestras, com o envio em tempo real dos tópicos mais importantes discutidos em um evento. É uma possibilidade de compartilharmos informações relevantes de forma rápida e eficiente” conta Mônica, que aderiu à ferramenta na vida pessoal, assim como na empresa.

Recentemente a doutora em Ciência da Comunicação, Pollyana Ferrari, também chamou atenção, em seu blog, para o crescente uso do Twitter na comunicação de empresas e até mesmo na política. Ela citou o caso do mais recente presidente eleito dos EUA, Barack Obama, que utilizou o Twitter para agradecer o apoio dos eleitores na conquista da presidência. Obama é seguido por 165.414 perfis na rede social.

O sucesso do site fez com que o Twitter adiantasse a decisão de gerar lucro para a empresa através da publicidade. Os espaços publicitários serão disponibilizados a partir do primeiro trimestre de 2009. Outra novidade é o Yammer, um site com a mesma filosofia do Twitter, mas com foco no mundo empresarial. “No que você está trabalhando agora?” pode ser o novo hit para a comunicação de empresas no mundo virtual.

Caso deseje visualizar a página original clique aqui.

¤ Texto de Fernanda Mourão para a Newsletter Multiplacomunica.
Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s




%d bloggers like this: