Newsletter Multiplacomunica – Auditoria

29 10 2009
Auditorias: eficiência e melhores resultados na comunicação da empresa
Por Fernanda Mourão

Todos já sabem que a comunicação é uma importante ferramenta para atingir e integrar diversos setores em uma empresa. Para uma boa aplicação de um novo plano de comunicação e, até, após a implementação desse projeto, uma profunda análise dos métodos adotados pode ser o fator diferencial para o sucesso.

A auditoria de comunicação é uma ferramenta utilizada para analisar a eficiência dos métodos de comunicação e tem como objetivo diagnosticar a comunicação existente na empresa. Através desses resultados, ela identifica forças e vulnerabilidades. Uma auditoria pode, ainda, gerar indicativos sobre a performance das ferramentas, a percepção ou o grau de satisfação de determinado público sobre as informações que recebe. Com base nesses dados, o auditor apresenta recomendações estratégicas para o planejamento, que virá na seqüência do trabalho.

A assessora de comunicação Camila Teixeira fez pós-graduação, na França, em comunicação das organizações com especialização em auditoria. Lá, morou por quatro anos e aplicou seus conhecimentos em uma filial da Ford e para um órgão público francês. Camila explica que o rigor é essencial nesse trabalho: “É como se fosse uma fotografia, que vai revelar dados sobre a eficácia da comunicação realizada. Se a função da auditoria é identificar disfunções ou possíveis melhorias para a comunicação da empresa, o rigor e o olho clínico são fundamentais”.

A realização de uma auditoria pode seguir diferentes métodos. O ponto inicial é saber o que se busca com a pesquisa. Perguntas como: “Os funcionários estão satisfeitos com as informações que recebem?”, “Eles se identificam com as mensagens que recebem?” e ainda “Qual a imagem da minha empresa?” são exemplos de reflexões que ajudam a chegar às hipósteses e objetivos de trabalho. Ao final do processo de pesquisa, os resultados obtidos são comparados com as hipóteses iniciais e, desse resultado, surgem recomendações para a realização de uma comunicação adequada para a empresa.

A auditoria é um processo eficiente, mas precisa ser realizada por bons profissionais, segundo a assessora, que alerta que um diagnóstico impreciso ou errado pode gerar orientações inadequadas para a comunicação da empresa. “Isso significa estruturar todo um planejamento com base em dados sem fundamentos. Em termos práticos, significa o risco de investir tempo, energia e recursos em objetivos equivocados”, adverte Camila.

Caso deseje visualizar a página original clique aqui.

¤ Texto de Fernanda Mourão para a Newsletter Multiplacomunica.
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