Newsletter Multiplacomunica – A força das empresas

29 10 2009
A força das empresas

Por Fernanda Mourão

Diante do atual cenário de crise econômica mundial, analisar e repensar as atividades  realizadas dentro das empresas torna-se um processo quase padrão. A comunicação interna é uma ferramenta eficaz na integração da empresa com seus funcionários e, pensando nisso, a Aberje dá continuidade à série de livros sobre o assunto. O volume quatro, A força das empresas, traz artigos sobre empresas que utilizam a comunicação interna como um meio estratégico de alinhamento de objetivos e boas práticas do mundo empresarial. Entre os assuntos de destaque estão: reputação desejada, responsabilidade social, importância da liderança na comunicação e ética.
 
A jornalista Olga Curado escreveu, para o livro, o artigo “Comunicação e conflito”. Nele retrata o conflito como uma incapacidade do homem em se comunicar. Ele surge, segundo a autora, como uma resposta à percepção de perda ou de ameaça, quando uma das partes percebe que tem menos poder ou menos posses, e se sente vulnerável à vontade da outra. A jornalista cita algumas das fontes de conflitos como interesses, emoções e valores, mas é o conflito de informações que apresenta maior risco em momentos de crise. A falta de dados, interpretações de diferentes formas e a sonegação das informações são fatores que contribuem para a criação de um panorama conflituoso.
Para reagir a cenários negativos, Olga utiliza como estratégia 10 técnicas inspiradas na filosofia oriental, entre elas: “Para cada problema há quatro saídas”. A técnica enfatiza a mudança de cenários e paradigmas para se vislumbrar novas saídas. Mudanças de foco nos campos de abrangência do público, prazos que a empresa espera alcançar, intensidade que desejar causar e direção que deseja seguir podem auxiliar na retomada de novas soluções.

A importância de “vestir a camisa” da empresa

Outro artigo publicado no livro é “Mídia organizacional: o agendamento estratégico” de Paulo Henrique Leal Soares. O autor expõe a importância de a filosofia da empresa ser transmitida de forma clara e objetiva aos seus funcionários. Paulo afirma que “atualmente as barreiras entre público interno e externo não existem. As pessoas têm acesso a informações externas e associam-nas à empresa. Se o colaborador não estiver alinhado com a proposta da empresa, ele destrói valores”.

O desafio das organizações torna-se, então, estruturar os processos de comunicação por meio de programas e projetos alinhados ao planejamento estratégico considerando seu público interno. As inserções desses dados dentro dos veículos internos contribuem para o alinhamento organizacional e para a melhoria dos processos produtivos. A informação é destacada pelo autor, numa concepção estratégica, como um produto organizacional, ou seja, surge com o propósito de criar maior interação entre a empresa e os empregados e tem como base o fluxo de informação entre os diversos públicos. São baseadas no princípio de que a comunicação é partilha do sentido organizacional e, portanto, é trabalho, produção e liberação de forma consciente e estratégica dos conteúdos que preocupam à organização e a seus interessados.

Outro fator importante para a boa utilização da comunicação interna são as avaliações feitas sobre as mídias existentes. Avaliar se a mídia está contribuindo com a empresa, se há um bom retorno e se está exercendo sua real função são pontos de análise. A mídia interna tem o poder de pautar alguns assuntos de maior interesse da empresa, além de serem consultadas como fonte por seus colaboradores. Paulo destaca a importância da coerência na comunicação realizada com os funcionários, principalmente os diretores e chefes, e com as informações transmitidas pela mídia. A construção de ferramentas de credibilidade faz dos veículos de comunicação interna um espaço de visibilidade e do “saber-fazer” organizacional crítico e responsável.

¤ Texto de Fernanda Mourão para a Newsletter Multiplacomunica.

Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: