Newsletter Multiplacomunica – Empregabilidade no jornalismo

29 10 2009

Empregabilidade no jornalismo

Em entrevista ao multiplacomunica, o jornalista e professor Marcio Gonçalves comenta sobre o que o mercado vem buscando dos novos profissionais.

Marcio Gonçalvesmultiplacomunica: Como você vê os profissionais de jornalismo recém-formados? Eles saem bem preparados das faculdades para o mercado profissional?
Marcio Gonçalves:
No geral, muitos deles saem da faculdade sem ter tido a chance de estágio na área. Para esses, fica mais difícil a entrada no mercado. Para os que conseguem estágio, tenho percebido que a área que mais contrata é a de comunicação organizacional. Falta, porém, que esses estudantes percebam a dinâmica do mercado. Poucos desenvolvem a habilidade de entender que, hoje, a comunicação funciona de forma integrada com todas as habilitações da comunicação social.

multiplacomunica: O que esses novos profissionais trazem de positivo para o mercado?
MG:
Esses alunos são de uma geração em que a tecnologia está muito presente. Eles possuem mais habilidade analítica.

Quais são os principais erros cometidos por esses jovens profissionais?
MG:
Entender que uma boa rede de relacionamentos é o que pode facilitar a vida profissional.

Como um recém-formado pode melhorar seu currículo para um mercado tão saturado?
MG:
Ele deve procurar fazer cursos, freqüentar seminários e fóruns de diversas áreas do conhecimento. Não pode focar somente em jornalismo e esquecer que marketing, relações públicas e publicidade também devem fazer parte do repertório.

Você acredita que ainda esteja valendo a pena investir na formação em comunicação ou o mercado não consegue captar a todos?
MG:
A área de comunicação empresarial é promissora. Há diversas vagas tanto em empresas estatais quanto privadas. Hoje, um estudante tem possibilidade de atuação em diversas atividades que envolvem comunicação.

Como você enxerga o atual cenário do mercado de trabalho nessa área?
MG:
Está cada vez mais dinâmico e requer, dos novos profissionais, uma cabeça estrategista e analítica. No jornalismo hard news,
o profissional precisa ter diversas habilidades para vencer na carreira.

multiplacomunica: Como o mercado de trabalho encara o profissional que faz uma pós-graduação?
MG:
Fazer uma pós-graduação ainda é um diferencial. O empregador entende que o profissional está em busca de conhecimento e valoriza-o por essa iniciativa. Só que não adianta dizer que fez uma especialização. O mercado quer ver os resultados e a aplicação desse investimento no desenvolvimento do trabalho.

Muitos estudantes reclamam da falta de estágio. Existem realmente poucas opções ou essa procura não está sendo bem feita? A internet não auxilia nessa busca por experiências?
MG:
Já dizia o ditado: quem fica parado é poste. Hoje, há diversas ferramentas que auxiliam na divulgação de vagas. As chamadas redes sociais servem, e muito, na hora de buscar um estágio ou emprego.

Caso deseje visualizar a página original clique aqui.

¤ Texto de Fernanda Mourão para a Newsletter Multiplacomunica.
Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s




%d bloggers like this: