Editoria: Moda

11 10 2009

Camisas

PERSONALIZADAS

 

rodrigo e suas camisas personalizadas

Rodrigo, criador da marca Donöndïn, exibe suas criações. Ele desenha, pinta, cola frases, faz montagens e mistura tecidos em suas peças

Você já passou pela situação de querer comprar uma camisa e não encontrar nada que lhe agrade? A solução para tal dilema pode estar em uma prática que conquista cada vez mais adeptos: a personalização de camisas – que combina atitude e estilo na medida exata para quem as cria (e as veste). São pessoas que esbanjam criatividade e não têm medo de ousar, de trocar um guarda-roupa básico para, com peças únicas e nem sempre comercializadas, expor idéias próprias sobre política, sexo, comportamento e o que mais a imaginação mandar.

   Exatamente por não achar roupas que combinassem com seu estilo, o estudante de jornalismo Rodrigo de Moraes começou a personalizar as camisas que comprava. Tudo para não se tornar um outdoor de uma estampa que não significasse nada para ele.

– Eu não me encontrava muito nas roupas que estavam à venda nas lojas, então, criei as minhas. Jamais usaria uma blusa com frases sem sentido – frisa o estudante.

Aluno do campus Tom Jobim, Rodrigo desenha, pinta, cola frases, faz montagens e mistura tecidos, tudo para deixar as camisas de acordo com seu estilo. Ele criou a sua própria marca, a Donöndïn, homenagem à avó, dona Odina, e sua madrinha, a qual chamava de Dindin. Entre as peças criadas, Rodrigo destaca uma camisa feita com a personagem Carrie, da série americana Sexy and the city.

 – Eu adorava as falas da Carrie, então, estampei uma foto dela na frente da camisa, e, nas costas, a frase “I’m: Blondie, cute, fabulous and…single ok!(eu sou loira, graciosa, fabulosa e… solteira, ok!) – diz.

Jamila revela que fica relaxada ao personalizar camisas

Jamila revela que fica relaxada ao personalizar camisas

A estudante de artes plásticas Jamila Guimarães, 20 anos, concorda com a idéia de que uma boa camisa deve trazer um conteúdo com a cara do dono. Ela começou a fazer suas criações aos 16 anos e, hoje, as vende para conhecidos.

 – Aprendi a trabalhar com telas e a fazer trabalhos em cores dégradé. O processo é muito legal – revela Jamila, acrescentando que personalizar camisas é relaxante.

INOVAR FAZ A DIFERENÇA

O repórter fotográfico Vidal Cavalcante é inovador na arte de personalizar camisas. Cansado de ver suas fotos terem tão pouco tempo de vida, após serem publicadas em jornais e logo esquecidas, Vidal criou uma linha de roupas com seus trabalhos. A Vi Cavalcante – referência ao pintor Di Cavalcante – tem uma coleção de camisas, com 25 tipos de fotos estampadas. Os temas vão do amor à revolução.

vidal

Vidal arrumou uma forma de eternizar seus trabalhos fotojornalísticos: "Não queria que minhas fotos fossem para o lixo

– Eu não queria que minhas fotos fossem para o lixo. Então, fiz com que elas transitassem entre as pessoas – diz Vidal, que também aplica suas fotos em almofadas, fronhas e bolsas.

O designer Fernando Santos, 27anos, adota um processo de produção diferente: cria as artes no computador, através de programas, para depois estampá-Ias. Baterista da banda lunar 4, ele afirma que bandas independentes de música investem muito no segmento de camisas personalizadas. E que já viu pessoas desconhecidas vestidas com a camisa de sua banda.

– Provavelmente elas nem deviam saber que era camisa de uma banda. Tem muita gente que compra por achar bonito mesmo – diz.

COMO FAZER

Para se personalizar uma camisa, basta, além da camisa, ter um pincel, tinta para tecido, água para diluir e uma caneta para desenhar. Depois, é só soltar a imaginação e criar peças. Bordar miçangas, paetês e outros adereços também ajuda a destacar as imagens ou frases da criação.

 ¤ Esta matéria foi publicada no Jornal da Estácio em novembro de 2006. Fotos de Pedro Vergara e Fernanda Mourão. Texto de Fernanda Mourão.

Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: